Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tendências de tecnologia para automatização e melhoria de serviços empresariais

A automação industrial está em crescimento, mas ainda há muito a ser feito; confira aqui tendências desse ramo para apostar em 2024.

De acordo com o último Índice de Automação do Mercado Brasileiro, divulgado em 2020, a automação de empresas segue em crescimento. O índice aumentou 7,2% entre 2017 e 2020. O setor que mais cresce em automação é o do comércio e serviços, mas a indústria não fica muito atrás.

Apesar do crescimento, ainda há muito a ser feito. Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que dos 24 setores produtivos da indústria, 14 ainda sofrem com alguma deficiência por não adotar tecnologias digitais e automatizadas. Isso representa 40% da indústria brasileira. 

Automatizar e otimizar processos é importante para qualquer empresa, pois isso diminui o tempo de execução e o gasto com mão de obra em tarefas repetitivas e muito operacionais. 

Com o avanço das tecnologias como cloud computing, internet das coisas e, mais recentemente, as inteligências artificiais generativas, a tendência é que cada vez mais essas tarefas passem a ser executadas por “robôs”, deixando as mentes humanas para fazer o que fazemos melhor: criar, planejar, analisar e pensar criticamente. 

Como a tecnologia pode te ajudar a automatizar processos

No campo da TI, entendemos a automação de processos como a utilização da tecnologia para realizar tarefas repetitivas e operacionais, que são muitas vezes consideradas morosas e demoradas. Diminuindo a intervenção humana, é possível executar essas tarefas de forma mais rápida, eficiente e com um custo menor. 

Para isso, são utilizados softwares e ferramentas variadas, a depender da tarefa que precisa ser executada. É possível contar com programas desenvolvidos por outras empresas, normalmente comprando uma licença ou pagando uma assinatura. Para tarefas muito específicas da sua empresa, pode ser necessário contratar um desenvolvedor ou uma equipe de desenvolvimento para escrever um código que atenda sua necessidade. 

Os objetivos da automação de processos são:

  • Reduzir custos;
  • Aumentar a eficiência;
  • Diminuir o tempo de execução das tarefas;
  • Reduzir erros humanos;
  • Focar a força de trabalho humana em tarefas mais complexas e estratégicas, que necessitem de um raciocínio mais avançado.

Em quais áreas a automação de processos pode ajudar?

A automação de processos pode ajudar em praticamente qualquer área da empresa onde existam tarefas repetitivas e operacionais a serem executadas, como, por exemplo:

  • Na área de produção, é possível utilizar-se da automação para controlar a produção de bens e serviços, desde a linha de montagem até o controle de qualidade;
  • Na área de logística, existem softwares que podem ajudar com o transporte, armazenamento e distribuição de produtos; desde caminhões que não precisam de um motorista até programas que automatizam o controle de estoque, tudo pode ser facilitado pela tecnologia atual;
  • No atendimento ao cliente, já é possível criar chatbots que não parecem chatbots, utilizando-se de AI Generativa para conversar e interagir com seus clientes. Assim, os especialistas na área podem focar nos casos específicos que realmente necessitam de interação humana; 

Na área de finanças, existem softwares que automatizam o controle de custos em telecom também são bem vistos no mercado por conta de todas as funcionalidades para a rotina da empresa. 

3 tendências de automação industrial para investir em 2024

  • Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), é a tecnologia que possibilita a conexão entre vários dispositivos e sensores, utilizando redes wi-fi. Ela é utilizada na indústria, por exemplo, para integrar diversos sensores em uma fábrica, ajudando a automatizar a linha de produção e todo o processo produtivo. 

  • Cobotic – A robótica cooperativa

Muita gente tem medo de perder o emprego por ser substituído por um robô, né? Mas a grande tendência na robótica industrial é a chamada cobotic – unindo o termo cooperation (cooperação) ao termo robotic (robótica). A ideia é juntar a ação humana, utilizando os robôs como aliados, complementos ao trabalhador. 

Assim, diminui-se o risco de erros humanos e é possível deixar o operador livre para executar outras tarefas. 

  • Inteligência artificial generativa

A Inteligência Artificial Generativa teve um grande boom em 2023, popularizando ferramentas de geração de texto e imagem como ChatGPT, Bard, Dall-e, MidJourney, entre outras. Com elas, é possível automatizar que antes só podiam ser executadas por humanos, como a edição de imagens e vídeos e a escrita de textos originais e mais complexos. 

Ainda assim, essas IAs precisam de um “operador”, alguém que saiba escrever os prompts que geram os melhores resultados. As atividades criativas ainda não podem ser 100% automatizadas, mas as Inteligências Artificiais Generativas são uma mão na roda para facilitar esse trabalho no dia a dia. 

Avalie esse post

RECEBA NOVIDADES

VEJA TAMBÉM