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Quase 90% dos profissionais de marketing usam o e-mail para captação de leads

De acordo com a Hootsuite, cerca de 4 a 5 usuários da internet acessam suas contas de e-mail mensalmente

Para 89% dos profissionais de marketing, o e-mail ainda é o principal canal de geração de leads nas suas estratégias. É o que afirma um levantamento da Mailigen, divulgado pela ABS Marketing. Esses dados surpreendem por contradizer uma crença crescente de que o e-mail é um método de comunicação ultrapassado e obsoleto, levando as empresas a erroneamente mudarem suas estratégias. 

O e-mail é uma tecnologia antiquíssima, criada na década de 1970 e popularizada a partir de 1996, quando as contas gratuitas para o público geral começaram a ser disponibilizadas. Até hoje, o e-mail funciona como um “primeiro cadastro digital”, necessário para criar qualquer outra conta em sites, plataformas e aplicativos que o internauta queira utilizar. 

A última estatística da empresa Statisa, de 2022, estimou que existam 4,1 bilhões de usuários de e-mail no mundo e que esse número deveria chegar a 4,7 bilhões até 2026.  Só no Gmail, domínio mais popularmente utilizado, são 1,8 bilhões de usuários (Finances Online).

Dados da Hootsuite apontam que quatro em cada cinco usuários da internet acessam suas contas de e-mail pelo menos uma vez por mês. No Brasil, essa estatística é ainda maior, alcançando 91,5% dos internautas. Essa taxa de uso permanece consistente em todos os grupos demográficos, independente da idade ou gênero dos respondentes.

Isso significa dizer que, não importa quem seja o público-alvo de uma empresa: homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos, independente da classe social, esse público com certeza possui e acessa uma conta de e-mail com frequência. 

O e-mail como ferramenta de geração de negócios

Usar o e-mail para atingir os consumidores certamente não é novidade. Os EUA, por exemplo, possuem uma lei que regulamenta o envio de e-mails comerciais há mais de 20 anos, desde 2003. A segmentação de público por e-mail também já é bastante popular há mais de uma década, tendo sido citada numa pesquisa de 2012 da DMA como uma prática entre 85% dos profissionais de marketing da época. 

 

Por ser uma ferramenta já tradicional, muitos questionam sua efetividade nos dias atuais, afirmando que o e-mail “está morto”, é ultrapassado ou obsoleto, e que as pessoas não abrem as mensagens nas suas caixas de entrada. Essas afirmações, porém, contradizem os dados atuais. 

 

Além de ter sido citada como principal fonte de leads por mais de 8 em cada 10 profissionais de marketing, o e-mail também é classificado como a ferramenta de marketing mais eficaz por quase metade dos trabalhadores do setor, de acordo com um relatório da Smart Insights. Outros canais, como mídias sociais, SEO e marketing de conteúdo não tiveram uma resposta tão expressiva.

 

O e-mail é tão utilizado pois ele apresenta diversas vantagens, como o baixo custo das campanhas e a alta capacidade de segmentação no envio. Através do e-mail marketing é possível dividir seu público em segmentos e enviar diferentes conteúdos para cada segmento, atingindo o consumidor na hora certa, com o conteúdo certo. 

 

Isso sem contar que muitas conseguem classificar as informações vindas via e-mail e personalizar o atendimento ao cliente com o uso de chatbots para o whatsapp, por exemplo. As ferramentas mais atualizadas de e-mail marketing também utilizam-se de inovações tecnológicas como a Inteligência Artificial, por exemplo, para analisar dados e gerar insights mais certeiros e com mais rapidez. 

 

Essas são formas de complementar as estratégias de geração de leads, fazendo com que seu conteúdo chegue onde o público está, contribuindo para melhor experiência do usuário e a criação de relacionamentos entre marca e consumidor. Tudo isso por meio de um e-mail! 

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