Em 2024, espera-se que 20% dos PCs Windows vendidos contenham chips com núcleos especializados em tarefas de inteligência artificial (IA), segundo previsões da Canalys, uma empresa de análise de mercado. Este relatório foi divulgado na quarta-feira (10).
Seguindo os passos da Apple, que incorporou a Unidade de Processamento Neural (NPU) em seus dispositivos para melhorar o desempenho de IA, a indústria de PCs com Windows deve adotar abordagens similares. A Canalys aponta que essa tendência será particularmente forte no setor comercial, atraído pelas vantagens em produtividade, segurança e gestão de recursos.
O relatório ainda prevê que o número de PCs Windows equipados com processadores de IA aumentará significativamente, alcançando 170 milhões de unidades até 2027, com 60% desses dispositivos sendo usados em ambientes comerciais.
Quanto ao mercado de PCs, após um período de declínio, as vendas se aqueceram no último trimestre de 2023. A Canalys registrou mais de 65 milhões de unidades vendidas nesse período, superando as vendas do mesmo trimestre em 2022, com notebooks liderando as vendas (51,6 milhões de unidades).
A Lenovo manteve a liderança nas vendas do trimestre, com 16,1 milhões de unidades, um crescimento anual de 3%, e também dominou as vendas anuais de 2023, com mais de 59 milhões de dispositivos vendidos. A HP ficou em segundo lugar, com um aumento anual de 6% no quarto trimestre e 52,9 milhões de unidades vendidas ao longo do ano, apesar de uma redução de 4% em relação a 2022. A Dell, Apple e Acer completam o top 5 do trimestre, com a ASUS ficando em quinto lugar no ranking anual.